terça-feira, 12 de junho de 2012

Antes e depois: uma barra na saia de inverno

Eu queria uma saia de inverno, mas não exatamente a saia que está na moda neste inverno, e sim uma saia com cara de "quentinha", de conforto, sabe? Então saí espiando todas as vitrines que estão aqui ao meu redor e vi de tudo: cetim, jeans, veludos, saias rodadas, retas, longas e etc. Mas nada havia tocado meu coração, por conta disso resolvi garimpar nos brechós.

Brechó exige paciência, coragem e pique, mas acho que minha procura valeu a pena, encontrei a saia QUASE perfeita. Exceto se ela não fosse muito mais comprida do que eu costumo usar.

Primeiro vamos falar da saia:

1) tecido perfeito: uma lãnzinha de inverno que lembra um tweed, forrada e quentinha.
2) cintura altísima, socorro! Pela etiqueta, vi que era uma peça americana, antiga e sem uso.
3) modelagem esquisitinha demais, ela tem uma curva no local do culote (?). Será que isso é explicado pelo fato da saia ser americana (e antiga) e elas terem corpos um pouco diferentes do nosso? Na saia reta brasileira, a curva fica BEM na altura do quadril. Nessa americana, a curva é mais no alto.  Fiz um desenho técnico para explicar:


Ok, sem problemas, a blusa cobre isso tudo.

Para resolver a saia era simples: medir o comprimento e faze a barra. As meninas aqui no curso de costura iniciante aprendem 4 tipos de barra na quinta aula, usei a básica e costurei os pontos na mão, invisíveis (que também ensinamos). Me perdoem as fotos ruins, mas este é o antes e o depois:


Agora fotos com a saia e o resto da roupa (ninguém merece gente pelada aqui!). Eu achei que o resultado ficou bom. A saia custou pouco (cerca de R$ 30), a barra fiz numa tarde e enfim, tive a tão desejada "saia de inverno".


Vale o trabalho? Vale! Vale aprender a fazer uma barra, um conserto, ser auto-suficiente nas pequenas coisas? Vale.
E essa modelo fazendo carão linda, maravilhosa e rechonchuda é minha gata, a Preta.

até mais

Patricia C



.

3 comentários:

  1. Lindas, voce e a saia! Parabéns, amei. Beijao e saudades de novo, Angélica

    ResponderExcluir
  2. Linda,amei...sempre dou uma passadinha por aqui,e depois que fiz uma curso curto, mas bem eficiente de costura,estou achando costureiras verdadeiras artistas...devemos valorizar mais e mais.Levei uma surra de uma revel,e outra de uma ziper de calça,e mais outra da gola e do punho da camisa(esses de aliaram contra mim)e agora estou super afim de fazer mais coisas,mas estou sem tempo$$$$$$$$...entenderam!Bj.

    ResponderExcluir

Comente, compartilhe, participe=)