segunda-feira, 28 de abril de 2014

Para ver: Zuzu Angel

Ahm, as costuras <3


Ouvi o burburinho sobre a exposição Zuzu Angel no Itaú Cultural (SP), mas a emoção ao adentrar o espaço foi muito maior que a curiosidade inicial. Não tem como não se emocionar.



Zuzu Angel foi uma estilista brasileira que fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70. Era a costureira com maior importância para a moda no país e mesclava referências locais e cosmopolitas em suas coleções. Começou produzindo saias e ampliou suas criações rapidamente com peças cheias de estampas e bordados que valorizavam a identidade brasileira. <3

São cerca de 40 looks expostos que fazem o olho brilhar e o coração bater forte: vestidos, saias, vestidos de noiva e roupas de crianças recheiam os espaços com leveza, alma, amor e dor.

A expo tem duas partes importantes: a primeira é o andar superior com o momento criativo da vida da estilista: muitos vestidos, blusas, moldes, um ateliê, máquinas antigas e muuitos tecidos e aviamentos. Um verdadeiro deleite para os olhos. Impossível não se apaixonar:


 coleção Zuzu Angel

 vestidos de noivas e roupas infantis

 mais roupas lindas, tecidos finíssimos!

 o ateliê: suspiros

 ítens da loja: sacolas, etiquetas, anotações e desenhos da época

revistas da época e fotos

Já no andar inferior encontramos a parte trágica da vida de Zuzu: A morte do filho Stuart Jones em 1971 muda todo o cenário da vida da estilista: Zuzu passa a vestir-se apenas com seus vestidos de luto, incluindo véu e crucifixo, expressando dor e tristeza. Há ainda muitas cartas que Zuzu enviava à jornalistas, artistas e políticos em busca de informações sobre seu filho. Zuzu militou o tempo todo, exigindo os direitos de enterrar Stuart, coisa que nunca aconteceu. Nesse mesmo período houve o desfile em NYC, no auge da ditadura militar, onde gerou muita notoriedade nos jornais internacionais, que acabou propagando seu protesto em vários lugares do mundo. As peças delicadas faziam contraste com os temas bélicos bordados nas peças.

 algumas pecas do desfile de 1971 em NYC

vestidos sob medida

trajes de luto de Zuzu

 Zuzu infelizmente morreu 5 anos depois, num suspeito acidente de carro, em condições que não foram totalmente esclarecidas.


Vale muuito ir ao Itaú Cultural ver essa exposição. Se você está em São Paulo ou tem previsão de vir aqui, coloque na agenda e vá, é linda. Há também um filme sobre a história dessa costureira talentosíssima, interpretada pela atriz Patrícia Pillar, para assistir, clique aqui.


Ocupação Zuzu Angel:
Até 11 de Maio no Itaú Cultural - Grátis
Av. Paulista, 149 - Bela Vista SP

Obs, nossa agenda de aulas de costura está AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, compartilhe, participe=)