domingo, 11 de maio de 2014

Curso: Introdução à tecelagem

Você já imaginou fazer o seu próprio tecido?

foto do trabalho de Alexandre Heberte 

Há tempos curtimos o trabalho do tear artesanal. ♥
É encantador pensar que podemos fabricar o próprio tecido (quentinho!) e a partir daí, desenvolver outros objetos por cima dele. Conversando com João e Alexandre, dois artistas de altíssimo nível, vimos que era a oportunidade de trabalhar com a tecelagem aqui no Rainhas. O start se deu num momento em que, conversando, João pegou um catálogo nosso que estava numa mesa, abriu em uma página e nos disse: Está vendo esse vestido? Ensinei minha mãe a tecer, com o tempo ela ganhou muita prática, fez este tecido e o transformou no vestido. Ficou tão bacana que entrou para a exposição. (o catálogo era da expo citada).

Assim sendo, o curso "tecelagem para iniciantes" foi montado com a idéia de ensinar do zero esse trabalho tão delicado e criativo. O professor será João Villares, tecelão expert com bagagem gigante entre fios e linhas. O curso introdutório à tecelagem utilizará o tear de pente liço como instrumento de trabalho e, com ele, o aluno irá aprender montar um bom urdume e tecer corretamente, além de pontos e noções básicas do trabalho com uma, duas ou mais cores. Ainda bases de acabamento, tipos de tecido e possibilidades manuais.

mais fotos do trabalho de Alexandre Heberte - O olho brilhou?

Por conta da excelente sintonia, João Villares convidou o tecelão Alexandre Heberte para estar presente em algumas aulas no segundo mês de trabalho. Nessas aulas irão apresentar os "pulos do gato", ou seja, os segredos para uma boa tecelagem. Eles estiveram juntos na Oficina Banquete Para as Mãos, no Pavilhão das Culturas Brasileiras - Parque do Ibirapuera e possuem grande conexão no trabalho em conjunto.  Será um encontro da tradição da tecelagem manual com a inovação das suas possibilidades.

Quer mais infos? Envie um email para contato@rainhasdacostura.com . Serão cinco vagas neste curso e as aulas serão das 18:00 as 21:00 horas. Materiais e tear incluso <3

Boa semana,
Ateliê Rainhas da Costura 




0 comentários:

Postar um comentário

Comente, compartilhe, participe=)