quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Histórias da Andrea

Andrea foi aluna do Rainhas neste ano, 2012. O curso dela acabou mas não perdemos contato.
Nesta semana, ela me enviou algumas fotos e eu perguntei se poderia colocar no blog. Ela aprovou e, nos nossos papos, contou essa história pessoal:

"Eu comecei a costurar uns dois meses antes de iniciar o curso no Rainhas, mais ou menos. Estou trabalhando como autônoma, sou arquiteta e por estar em casa, não pegar esse transito louco de SP acabou sobrando mais tempo livre. Sempre adorei as feiras de artesanato e quando era adolescente presenteava minha mãe e minhas primas com pinturas, colagens que aprendia nas revistinhas da época (ainda não existia a internet!). Mas com a faculdade parei um pouco, os estudos tomaram todo meu tempo e depois entrei no mercado de trabalho e fui deixando de lado esse hobby. 

Minha  família tem tradição na costura. Minha avó costurava roupas para os filhos lá no interior da Bahia e minhas tias quando vieram para SP algumas trabalharam nas fabricas de roupa. Tenho algumas primas que seguiram por este caminho e hoje tem oficina de costura voltada para a fabricação de uniformes escolares. Em junho deste ano, resolvi pedir para minha mãe me ensinar a "mexer" na sua máquina de costura. Mas senti certa dificuldade. Então fui em busca de cursos, mas todos muito demorados, e não era essa minha intenção. Então encontrei as Rainhas da Costura e adorei o curso. 

O primeiro módulo terminou, mas eu já estava de olho em tudo, nas bolsas de tecido que tinha em casa, entrava em sites, nas lojas e fui observando como as pessoas costuravam e resolvi arriscar. A primeira bolsa que fiz foi a rosa, tem 3 bolsos externos (adoro bolsos) e mais um interno. Na tentativa e erro foi montando, medindo, colocando zíper e saiu. Todos adoraram e então descobri o feltro. Material fácil de manusear e bem colorido. Tentei fazer as costuras a mão (tenho grande dificuldade nessa parte) e descobri uns pontos decorativos na máquina de casa e resolvi tentar. A partir dai saiu a bolsa de coruja! Foi presente para uma grande amiga que desde sempre teve esse apelido: coruja!. Mais um sucesso! rs E agora estou tentando montar com o feltro objetos e animais mais complexos. A almofada de carro vai de presente para uma amiga. Por enquanto estou apenas nos presentes personalizados, mas quem sabe não passe a vendê-los em breve! 

Dou prioridade ao meu trabalho como arquiteta, mas após o expediente fico até tarde desenvolvendo minhas costuras. Mas além disso estou me dedicando a aprender o crochê e o tricô, já que minha mãe pode ser minha professora particular. Gosto também de pulseiras, colares, origamis, decoupagem e tento fazer um pouco de tudo.?


Legal, não? A maioria dessas peças não foram ensinadas em aula. Ela tentou fazê-las sozinha, no acerto e erro, no costurar e descosturar.Achei tão bacana essa autonomia e a vontade de fazer, de costurar, que resolvi postar aqui no blog.  Continuo levantando a bandeira e dizendo sempre: costurar É possível. Costurar É delicioso, é um exercício criativo prazeroso e que traz resultados bacanas.

Parabéns Andrea, estamos orgulhosas de vc!

Até mais,
Patricia C

5 comentários:

  1. Parabéns!! Pena que moro longe, se não com certeza ia fazer o curso!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, me identifiquei muito com história dela, e acredito que isso mesmo, a gente começa e ai se lança sozinha, rss na tentativa e erro. Aos poucos vão saindo coisas lindas poruqe você via se aprimorando. Estou amando e logo vou fazer o curso de bolsas..me aguarde.. bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou amiga da Andréa, tenho acompanhado o desenvolvimento desses trabalhos, também já ganhei o meu presente personalizado, e estou adorando a empolgação dela. Ela realmente faz parecer muito fácil o costurar. Parabéns pelo empenho, amiga! E sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais vem aumentando o interesse pela costura, estou adorando estar envolvida nesse universo, eu tbm meno texto da Andrea...

    ResponderExcluir
  5. Lindo seu trabalho, Parabens Forte abraço Renato Artesanato em MDF

    ResponderExcluir

Comente, compartilhe, participe=)