quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Histórias da Andrea

Andrea foi aluna do Rainhas neste ano, 2012. O curso dela acabou mas não perdemos contato.
Nesta semana, ela me enviou algumas fotos e eu perguntei se poderia colocar no blog. Ela aprovou e, nos nossos papos, contou essa história pessoal:

"Eu comecei a costurar uns dois meses antes de iniciar o curso no Rainhas, mais ou menos. Estou trabalhando como autônoma, sou arquiteta e por estar em casa, não pegar esse transito louco de SP acabou sobrando mais tempo livre. Sempre adorei as feiras de artesanato e quando era adolescente presenteava minha mãe e minhas primas com pinturas, colagens que aprendia nas revistinhas da época (ainda não existia a internet!). Mas com a faculdade parei um pouco, os estudos tomaram todo meu tempo e depois entrei no mercado de trabalho e fui deixando de lado esse hobby. 

Minha  família tem tradição na costura. Minha avó costurava roupas para os filhos lá no interior da Bahia e minhas tias quando vieram para SP algumas trabalharam nas fabricas de roupa. Tenho algumas primas que seguiram por este caminho e hoje tem oficina de costura voltada para a fabricação de uniformes escolares. Em junho deste ano, resolvi pedir para minha mãe me ensinar a "mexer" na sua máquina de costura. Mas senti certa dificuldade. Então fui em busca de cursos, mas todos muito demorados, e não era essa minha intenção. Então encontrei as Rainhas da Costura e adorei o curso. 

O primeiro módulo terminou, mas eu já estava de olho em tudo, nas bolsas de tecido que tinha em casa, entrava em sites, nas lojas e fui observando como as pessoas costuravam e resolvi arriscar. A primeira bolsa que fiz foi a rosa, tem 3 bolsos externos (adoro bolsos) e mais um interno. Na tentativa e erro foi montando, medindo, colocando zíper e saiu. Todos adoraram e então descobri o feltro. Material fácil de manusear e bem colorido. Tentei fazer as costuras a mão (tenho grande dificuldade nessa parte) e descobri uns pontos decorativos na máquina de casa e resolvi tentar. A partir dai saiu a bolsa de coruja! Foi presente para uma grande amiga que desde sempre teve esse apelido: coruja!. Mais um sucesso! rs E agora estou tentando montar com o feltro objetos e animais mais complexos. A almofada de carro vai de presente para uma amiga. Por enquanto estou apenas nos presentes personalizados, mas quem sabe não passe a vendê-los em breve! 

Dou prioridade ao meu trabalho como arquiteta, mas após o expediente fico até tarde desenvolvendo minhas costuras. Mas além disso estou me dedicando a aprender o crochê e o tricô, já que minha mãe pode ser minha professora particular. Gosto também de pulseiras, colares, origamis, decoupagem e tento fazer um pouco de tudo.?


Legal, não? A maioria dessas peças não foram ensinadas em aula. Ela tentou fazê-las sozinha, no acerto e erro, no costurar e descosturar.Achei tão bacana essa autonomia e a vontade de fazer, de costurar, que resolvi postar aqui no blog.  Continuo levantando a bandeira e dizendo sempre: costurar É possível. Costurar É delicioso, é um exercício criativo prazeroso e que traz resultados bacanas.

Parabéns Andrea, estamos orgulhosas de vc!

Até mais,
Patricia C

4 comentários:

  1. Parabéns!! Pena que moro longe, se não com certeza ia fazer o curso!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, me identifiquei muito com história dela, e acredito que isso mesmo, a gente começa e ai se lança sozinha, rss na tentativa e erro. Aos poucos vão saindo coisas lindas poruqe você via se aprimorando. Estou amando e logo vou fazer o curso de bolsas..me aguarde.. bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou amiga da Andréa, tenho acompanhado o desenvolvimento desses trabalhos, também já ganhei o meu presente personalizado, e estou adorando a empolgação dela. Ela realmente faz parecer muito fácil o costurar. Parabéns pelo empenho, amiga! E sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais vem aumentando o interesse pela costura, estou adorando estar envolvida nesse universo, eu tbm meno texto da Andrea...

    ResponderExcluir

Comente, compartilhe, participe=)